Centro de Inovação Digital Avançada
da Comunidade Valenciana (CIDA)

O Centro de Inovação Digital Avançada da Comunidade Valenciana (CIDA), um órgão dedicado à digitalização da Educação Profissional, é uma referência em inovação aplicada, pesquisa e promoção da transformação econômica e excelência nas competências dos alunos da Educação Profissional.

Com o objetivo principal de monitorar as tecnologias, desenvolver novas metodologias de aprendizagem e transferir os resultados dos projetos de I+D+i, o CIDA se torna um recurso vital para todas as instituições de ensino que oferecem Educação Profissional na Comunidade Valenciana, proporcionando à sociedade profissionais altamente qualificados.

O CIDA está localizado no Distrito Digital de Alicante, Espanha, uma localização estratégica para o impulso da inovação e da pesquisa digital em todos os setores relacionados com as famílias profissionais da FP.

Por meio de um decreto do Consell, o CIDA começou a funcionar no primeiro trimestre de 2021, com um orçamento inicial de aproximadamente 600.000 euros. O centro começou com uma equipe de 18 pessoas e a intenção de fornecer esses cargos no estilo dos consultores do CEFIRE. Além disso, o CIDA financia e promove projetos de pesquisa em instituições de ensino de FP, com a ajuda de professores coordenadores que trabalham como consultores externos.

Consciente da importância da sustentabilidade e da melhoria das condições de trabalho, o CIDA optou pela incorporação de painéis acústicos reciclados da ECOcero, fabricados a partir de garrafas plásticas recicladas. Esses painéis, projetados sob medida, melhoram a qualidade do ambiente acústico no espaço de trabalho, enquanto apoiam práticas de reciclagem e proteção ambiental.

O CIDA continua a trabalhar pela digitalização da educação profissional, ao mesmo tempo em que apoia a inovação e a sustentabilidade em sua infraestrutura e modelo de funcionamento.

Por que acondicionar acusticamente uma escola?

 

  1. Facilitação da Integração Social: Um estudo do Centro Nacional de Tecnologia Acessível na Educação (2019) descobriu que a acústica adequada pode ajudar a facilitar a interação e a integração social na sala de aula.
  2. Melhoria das Habilidades de Escuta e Linguagem: Um relatório da American Speech-Language-Hearing Association (2017) indicou que um bom ambiente acústico pode melhorar as habilidades de escuta e linguagem dos alunos.
  3. Proteção da Saúde Vocal dos Professores: Um estudo da Journal of Voice (2017) concluiu que uma acústica adequada pode proteger a saúde vocal dos professores, reduzindo a necessidade de falar alto ou gritar.
  4. Fomento da Criatividade e do Pensamento Crítico: Segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford (2021), a redução do ruído ambiente pode ajudar a fomentar a criatividade e o pensamento crítico entre os alunos.
  5. Maior Atração e Retenção de Pessoal: De acordo com um estudo da Universidade de Cambridge (2019), escolas com um bom ambiente acústico podem atrair e reter uma equipe de alta qualidade.